segunda-feira, 9 de maio de 2011

Como fazer o molde de morcego - Silhueta estilizada

-
Boa noite,


O prometido é devido e por isso aqui fica o método que usei para criar a imagem de morcego que usei no post anterior. É realmente muito simples e pode ser alterado, ampliado e reduzido tanto quando desejado, pois sai sempre simétrico.



1.º Passo: dobrar a folha de papel que servirá de base ao molde ao meio. O desenho é feito a partir da dobra para o centro da folha, ou seja, a linha preta que aparece nas figuras representa a dobre feita no papel.

2.º Passo: começar sempre pela orelha que é mais fácil, é só desenhar um triângulo, ligeiramente inclinado no sentido oposto ao da dobra no papel. Depois fazer a parte de cima da asa, tal como na imagem. Para a parte de baixo, podem dar-lhe quantas pontas acharem melhor, neste exemplo encontram três laterais e uma central, mais a ponta que une a parte de baixo da asa à parte de cima, mas no post anterior o morcego tinha menos pontas. Aqui o melhor é começar sempre junto à dobra, definindo a altura do morcego e continuando em sentido ascendente até à ponta da asa, fazendo pequenas curvas.

3.º Passo: cortar o molde em papel, dobrado tal como está. Quando desdobrarem a figura, o lado não desenhado será simétrico ao lado desenhado, tal como aparece na figura 2, sendo a linha preta a marca que fica no papel no lugar da dobra.


Este método é muito simples e é válido para todos os desenhos que sejam bilateralmente simétricos, tal como corações ou cruzes, por isso, é deixar a imaginação fluir, pois já não há desculpa para moldes tortos!
-

Sem comentários: